quinta-feira, 25 de janeiro de 2024

Eu não como feijão. Eu nem sei o que é isso. Isso aqui parece comida de cachorro.

O trecho abaixo é um diálogo entre o cirurgião bariátrico Dr. Nowzaradan e Latonya Pottain no período em que ela esteve internada no hospital.


Dr. Now: Oi Latonya.
Latonya: Oi Dr. Now. Tudo bem?

Dr. Now: Como você está?
Latonya: Eu tô bem.

Dr. Now: Ótimo. A fisioterapeuta veio trabalhar com você?
Latonya: Veio sim.

Dr. Now: A nutricionista veio falar com você?
Latonya: Sim doutor. O senhor pode falar com ela sobre a comida que sobre a comida que eles tem mandado pra cá.

Dr. Now: Bom, eu não sei porque você não gosta da comida que todo mundo come quando está aqui. Me mostra o que trouxeram pra você.
Latonya: Olha aqui ó. Nem toquei nisso.

Dr. Now: Olha, é um bom almoço.
Latonya: Eu não como isso. Eu não como feijão. Eu nem sei o que é isso. Isso aqui parece comida de cachorro.

Dr. Now: Você não gosta de carne?
Latonya: Eu não como esse tipo de coisa?

Dr. Now: Mas isso é nutritivo. E é proteína.
Latonya: Comer feijão, eu não como feijão.

Dr. Now: E sobre a carne?
Latonya: Eu não como esse tipo de carne. Eu não comi nada desde que cheguei aqui.

Dr. Now: Você precisa comer isso. Você vai ficar bem.
Latonya: Eu sei que se eu não comer eu vou morrer. 

Dr. Now: Não. Você já comeu a comida que pertence aos próximos quatro anos adiantado. Então se você não comer, vai ficar bem. Com seu peso o seu corpo tem reserva, não precisa comer nada por uma ou duas semanas, não vai acontecer nada.
Latonya: Mas, eu tô num hospital, tomando remédio, com tantos remédios diferentes, é preciso ter alimento no organismo, pra tomar remédio sem ficar enjoada. Mas a comida de cachorro que me servem aqui não dá. Eu não como esse tipo de coisa.

Dr. Now: Aquilo não é comida de cachorro, é comida muito boa..
Latonya: Olha não me entenda mal, não foi isso que eu quis dizer.

Dr. Now: Você tem que aprender a comer uma dieta de alta proteína. É saborosa e tem alta proteína.
Latonya: Eu tô numa cama super desconfortável, nesse hospital gelado pra caramba. Olha eu não vim até aqui pra simplesmente, sabe...

Dr. Now: Você não está no hotel. Você está num hospital.
Latonya: Sei disso, eu sei disso.

Dr. Now: Você tem 180 quilos de comida extra armazenada, no seu corpo. E você precisa eliminar. Tá bom. Agora o ecocardiograma mostrou  que sua quarta câmara cardíaca está distendida, está sobre pressão. Tá bom? Seu coração está sobrecarregado por causa do seu peso e sua capacidade pulmonar está restrita por causa do seu peso. Então chegou a hora de você aprender hábitos alimentares saudáveis. Você não pode voltar ao que você gosta de comer e considera a alimentação saudável.
Latonya: Sim doutor.

Dr. Now: Nós tiramos o seu coração de uma condição grave nessas duas semanas, mas se você não continuar emagrecendo, seu coração vai voltar pra uma situação difícil muito depressa. Então mude e aprenda o que fazer em casa. Porque tem coisas erradas com seu hábito alimentar e por isso você não emagrece. Concorda com isso?
Latonya: Eu concordo.

Dr. Now: É. Tá na hora de aprender o que é um hábito alimentar saudável. Tá bom. 
Latonya: Tá bom doutor.

Dr. Now: Então você pode facilmente perder 27 quilos em dois meses e meio. Tá bom? E sem desculpas porque o seu tempo está acabando.
Latonya: Eu sei. 

Dr. Now: Tá. Então vai receber alta hospitalar em breve e vai pra casa. Tá bom.
Latonya: Tá bom.

Dr. Now: Ótimo.
Latonya: Obrigada.

Dr. Now: Imagina. Até logo.
Latonya: Tá bom. Tchau doutor.

REFERÊNCIA: A Jornada de Latonya.
Quilos Mortais. Temporada 11, Episódio 2.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os posts mais lidos da semana